Artigos

Conteúdo relevante de nossos especialistas para os nossos paciêntes.

Saúde Ocular na Infância
Clínica Dr. Seiko Doenças Oculares, Exames

Saúde Ocular na Infância

Logo no início da vida é realizado o teste do olhinho,  é um exame simples, rápido e indolor realizado ainda na maternidade e tem como objetivo levantar suspeitas a respeito da saúde ocular dos recém nascidos. Se nessa fase for detectada qualquer alteração, a criança deverá ser encaminhada para esclarecimento diagnóstico e conduta com o médico oftalmologista.

A ausência do reflexo vermelho pode indicar um comprometimento de estruturas oculares ocasionado por algumas condições como catarata, glaucoma, toxoplasmose, tumores, entre outros.

Importante ressaltar que o desenvolvimento visual acontece com maior intensidade até os 3 anos e se completa por volta dos 7 anos de idade, desta forma, ainda que o teste do olhinho seja considerado normal, é indicado que a primeira consulta com o médico oftalmologista seja realizada por volta dos 6 (seis) meses e posteriormente seja feito um acompanhamento anual.

Pais e professores podem também detectar alguma dificuldade na criança, observando que a criança se aproxima para ver algo, perde o interesse por coisas que gosta muito ou tenha costume de virar a cabeça quando observa algo, estes podem ser sinais de erros refrativos (necessidade de óculos) como astigmatismo, miopia e hipermetropia.

Outra alteração é o estrabismo, que é reconhecido pelo desvio de um dos olhos, e apesar de ser encontrado em qualquer idade é considerado especialmente importante na infância pois se não tratado corretamente até os 8 anos de idade, da mesma forma como o erros refrativos, pode atrapalhar o desenvolvimento da visão (ambliopia), deixando como sequela uma alteração visual definitiva.