Artigos

Conteúdo relevante de nossos especialistas para os nossos paciêntes.

Clínica Dr. Seiko Especialidades

Estrabismo e Ambliopia

Estrabismo é um distúrbio do alinhamento dos olhos, causado por uma alteração de função em um ou mais dos seis músculos extraoculares responsáveis pelos movimentos dos olhos. Para mantermos nosso olhar alinhado temos que ter um trabalho harmônico, em relação a esses músculos. Qualquer fator que interrompa esse trabalho pode causar estrabismo.

Os olhos podem desviar “em direção ao nariz”, o que chamamos estrabismo convergente, “em direção às orelhas”, o que seria o estrabismo divergente e para cima ou para baixo chamado estrabismo vertical.

Nos adultos, já com o desenvolvimento completo da visão, o aparecimento de estrabismo pode levar à visão dupla, o que acarreta grande incômodo. As causas podem ser diversas: desde o diabetes descontrolado até problemas maiores como alterações neurológicas.

Nas crianças, pelo período de desenvolvimento da visão, o estrabismo pode acarretar o que chamamos ambliopia, que seria o olho “preguiçoso”, com baixa de visão. Além do estrabismo, a grande diferença de grau entre os dois olhos (chamado anisometropia) e a perda de transparência dos meios, como catarata congênita, também podem causar ambliopia (baixa de visão) na criança.

As causas de estrabismo nas crianças são diversas: desde aquelas que aparecem mais cedo no desenvolvimento, aquelas com possível relação com alto grau de óculos e algumas síndromes associadas a certos tipos de estrabismo. Alguns casos têm relação ainda com história na família de desvio ocular.

O tratamento do estrabismo deve ser feito por médico oftalmologista. No adulto é necessário realizar exames para investigar a causa do estrabismo e tratá-la. Em alguns casos há necessidade de intervenção cirúrgica. Nas crianças, como há o período de desenvolvimento da visão, devemos avaliar cada caso, de modo a forçar o desenvolvimento no olho amblíope (“olho preguiçoso”) com uso de oclusor ou tampão, caso necessário. Alguns tipos de estrabismo se resolvem com uso de óculos apenas e outros necessitam de cirurgia para corrigí-los.

Por Daniel Nunes Aguilar
CRM-SC 26355