Artigos

Conteúdo relevante de nossos especialistas para os nossos paciêntes.

Crianças e Telas Clínica Seiko
Clínica Dr. Seiko Dicas

Telas eletrônicas e a saúde ocular infantil

Em nossa realidade atual, crianças em idade escolar sem aulas presenciais utilizam cada vez mais telas, agora não só para entretenimento, mas também para estudo.

Com isso, cresce a preocupação da comunidade oftalmológica a respeito do desenvolvimento de problemas oculares relacionados a grau de óculos. Existe relação entre o uso da visão de perto por longos períodos, nos computadores, tablets e smartphones, com a Miopia por exemplo.

Existem alguns cuidados que pais e cuidadores podem tomar para minimizar os impactos deste uso excessivo na saúde ocular de nossas crianças, dentre eles destacamos:

*Fazer uso de projeção das aulas em televisores, que permitem a criança que assistam respeitando um espaço maior;

*Orientar a criança que realize exercícios de relaxamento da visão, fazendo pequenos intervalos para utilizar a visão para distâncias maiores. Olhar pela janela, por exemplo, proporciona o relaxamento dos músculos oculares;

*Muito relevante que a criança seja orientada a não coçar os olhos, minimizando assim as complicações que podem levar ao ceratocone, por exemplo.

Notando qualquer alteração ou dificuldade, a criança deverá ser acompanhada por médico oftalmologista, que poderá avaliar e orientar adequações nos cuidados.

Lembrando, os adultos também podem sofrer alguns sintomas pelo uso excessivo das telas, por isso é importante fazer uma avaliação oftalmológica pelo menos 1 vez ao ano.