Em nossa realidade atual, crianças em idade escolar sem aulas presenciais utilizam cada vez mais telas, agora não só para entretenimento, mas também para estudo.
Com isso, cresce a preocupação da comunidade oftalmológica a respeito do desenvolvimento de problemas oculares relacionados a grau de óculos. Existe relação entre o uso da visão de perto por longos períodos, nos computadores, tablets e smartphones, com a Miopia por exemplo.
Existem alguns cuidados que pais e cuidadores podem tomar para minimizar os impactos deste uso excessivo na saúde ocular de nossas crianças, dentre eles destacamos:
- Fazer uso de projeção das aulas em televisores, que permitem a criança que assistam respeitando um espaço maior;
- Orientar a criança que realize exercícios de relaxamento da visão, fazendo pequenos intervalos para utilizar a visão para distâncias maiores. Olhar pela janela, por exemplo, proporciona o relaxamento dos músculos oculares;
Muito relevante que a criança seja orientada a não coçar os olhos, minimizando assim as complicações que podem levar ao ceratocone, por exemplo.
Notando qualquer alteração ou dificuldade, a criança deverá ser acompanhada por médico oftalmologista, que poderá avaliar e orientar adequações nos cuidados.
Lembrando, os adultos também podem sofrer alguns sintomas pelo uso excessivo das telas, por isso é importante fazer uma avaliação oftalmológica pelo menos 1 vez ao ano.