Artigos

Conteúdo relevante de nossos especialistas para os nossos paciêntes.

oftalmologista seiko
Clínica Dr. Seiko Sem categoria

Quando devo procurar um Oftalmologista?

Saiba quando é fundamental procurar o médico e, acima de tudo, não colocar sua visão em risco

O oftalmologista é, a princípio, um dos médicos mais importantes na sua vida e precisa estar na sua rotina de cuidados. Dessa forma, é essencial que se consulte com este profissional. 

No entanto, muita gente não sabe quando deve procurar este especialista. Portanto, acompanhe o texto de hoje e entenda a importância do oftalmologista! 

O que é o oftalmologista? 

Ele é o profissional habilitado a diagnosticar e tratar doenças relacionadas ao olho e visão. Logo, é apto para não só corrigir distúrbios e prescrever medicamentos, quanto realizar cirurgias. 

Nesse sentido, as condições mais comuns que o oftalmologista combate são a miopia, estrabismo, astigmatismo, hipermetropia, glaucoma, retinopatia diabética e catarata. 

Quando devo procurar o oftalmologista? 

É fundamental que tenha, a princípio, contato com o médico oftalmologista anualmente, de preferência. Porém, caso não seja possível, que seja mais frequente principalmente se tiver algum fator de risco, como:

  • Histórico familiar de problemas oculares; 
  • Afrodescendência com mais de 40 anos; 
  • Diabetes; 
  • Histórico pessoal de lesão ocular. 

É importante que se consulte com o médico em algumas fases da vida. 

Antes dos 5 anos 

Antes de mais nada, procure o oftalmologista para o seu filho nesta fase da vida. Dessa forma, ele pode diagnosticar possíveis problemas e já combater de forma precoce, evitando agravamento. 

Estrabismo, ptose, erros de refração e ambliopia, por exemplo, são condições que podem ser tratadas. 

Puberdade até os 39 anos 

Mesmo que tenha olhos saudáveis, é importante realizar exames na faixa dos 20 a 29 anos, e dos 30 aos 39 anos. Além disso, consulte o oftalmologista principalmente se perceber alterações, como:

  • Mudanças visuais ou dor; 
  • Flashes de luz; 
  • Manchas ou imagens semelhantes a fantasmas; 
  • Mancha escura na visão; 
  • Linhas e bordas distorcidas ou onduladas; 
  • Olhos secos com coceira e queimação. 

Dos 40 aos 65 anos 

O oftalmologista é acionado nesta fase da vida, em suma, para evitar o surgimento de doenças na fase mais idosa. Por isso, ter uma avaliação ocular é importante. 

Acima de 65 anos 

Os idosos acima de 65 anos, principalmente, precisam se consultar com o oftalmologista periodicamente. Dessa forma, é importante uma avaliação anual, de preferência, para investigar catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e outras doenças oculares desta fase da vida.  

Portanto, conte com a Clínica de Olhos Dr. Seiko na sua jornada! Agende sua avaliação ocular, tenha toda inovação e excelência no atendimento médico e cuide da sua visão com o nosso corpo clínico!