Artigos

Conteúdo relevante de nossos especialistas para os nossos paciêntes.

Imagem de Fundo de Olho - Clínica Dr. Seiko
Clínica Dr. Seiko Dicas, Especialidades

Sinais e Sintomas de Doença Retiniana ao Longo da Vida

Retina é uma fina camada composta por células nervosas localizada no fundo do olho. Tem a função de receber a luz e transformar isso em estímulos nervosos que através do nervo óptico chegam a áreas no nosso cérebro, responsáveis por interpretar o que enxergamos.

Imagem da Retina - Clínica Dr. Seiko
Imagem da Retina indicada na cor verde

Bebês necessitam de avaliação logo nos primeiros dias de vida (teste do Olhinho realizado pelo Pediatra ou Oftalmologista) para exclusão de doenças retinianas congênitas como retinoblastoma ou mesmo retinopatia da prematuridade. Tais patologias podem levar o bebê a apresentar sinais como:

  • Desvio ocular (estrabismo).
  • Alteração na cor do reflexo pupilar (leucocoria) pode ser notada diferença na cor do reflexo entre um olho e outro em fotos.

Ao longo da vida, incluindo infância e juventude, podemos ter rotura ou descolamentos de retina, como complicações de traumas (batidas) no olho ou mesmo pela prática de esportes de impacto. Também está mais propenso a essas complicações quem tem miopia, já que esta tem como característica uma retina mais fina e mais delicada.

Os sintomas relacionados a descolamentos ou roturas de retina são:

  • Aumento súbito de floaters (ou moscas volantes) que são as discretas manchas que notamos na nossa visão, principalmente quando movimentamos os olhos em frente a uma superfície branca ou clara.
  • Manchas na visão, podemos notar aparecimento de uma mancha escura grande na visão lateral ou superior que evolui para todo campo de visão além de embaçamento da visão.
  • Fotopsias (ou flash de luz) que são os brilhos que podemos notar na visão como flashs de câmera fotográfica.

Para funcionar a retina necessita de oxigênio e nutrientes disponíveis no sangue, esse chega à retina pelos vasos retinianos e a coróide (camada vascular que fica abaixo da retina). Essa característica nos deixa mais suscetível a ter Retinopatias que aparecem junto com doenças sistêmicas como Diabetes, Hipertensão Arterial, e Dislipidemia (colesterol).

Essas doenças são metabólicas e podem estar presentes em qualquer fase da vida, porém sua incidência é maior com o aumento da idade, sendo frequente em adultos e idosos.

Entre os sintomas relacionados a alterações vasculares da retina podemos citar:

  • Embaçamento lento e gradual da retina em casos de Retinopatia Diabética ou Retinopatia Hipertensiva.
  • Embaçamento e/ou escurecimento súbito da visão nas tromboses ou embolias (oclusões vasculares).

Outras doenças sistêmicas que podem afetar a Retina são infecções hematogênicas (chegam pelo sangue) ou mesmo doenças reumatológicas. Estas cursam com inflamação e tem como sintomas:

  • Dor ocular.
  • Embaçamento da visão gradual.

Atualmente com o aumento da expectativa de vida também aumentam as doenças típicas da terceira idade, sendo frequente como patologia retiniana a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) essa podendo se apresentar de duas formas:

  • Embaçamento súbito da visão central (na DMRI exsudativa).
  • Piora muito lenta com mancha na visão central ao longo de anos (DMRI seca).

É importante que o Médico Oftalmologista tenha conhecimento de todas as suas doenças e cirurgias prévias, além de medicações que você já usa quando procurar atendimento com sintomas que possam ser da Retina.

O olho é um órgão muito delicado, e a retina é especialmente sensível, de modo que sempre que houverem sintomas, sugestivos de doença retiniana o Oftalmologista deve ser procurado com urgência para evitar complicações e sequelas.

Na Clínica de Olhos Dr. Seiko, temos atendimento com especialista em Retina em todas as nossas Unidades.

Por Vinícius Lotto Maeta
CRM-SC 23632