Artigos

Conteúdo relevante de nossos especialistas para os nossos paciêntes.

Clínica Dr. Seiko Dicas, Especialidades

Blefaroplastia

A blefaroplastia é uma cirurgia delicada, realizada nas pálpebras superiores e/ou inferiores para retirada do excesso de pele e bolsas de gordura

Tem a finalidade de proporcionar a melhora estética da região periocular, aliviando a sensação do olhar cansado, o peso nas pálpebras, rejuvenescendo o olhar e também corrobora para a melhora do campo de visão e abertura ocular.

Hoje, esse procedimento é um dos mais realizados no mundo e com o envelhecimento da população, se manterá como umas das cirurgias mais realizadas no futuro.

Geralmente é feita com anestesia local e sedação, sem necessidade de internação hospitalar. Após a recuperação da anestesia, é possível voltar para casa caminhando e com curativo apenas na região dos pontos, permitindo visão normal. O pós-operatório não costuma ser doloroso.

Antes de programar a cirurgia, precisamos lembrar que cada pessoa possui características diferentes e individuais e o cirurgião não deve levar em consideração só o excesso de pele, e sim, avaliar também o posicionamento palpebral, as sobrancelhas, as linhas de expressão e a qualidade da pele.

É muito importante complementar a avaliação pré-operatória com uma avaliação oftalmológica, pois atrás das pálpebras temos os nossos olhos! A pálpebra tem função importante na proteção e manutenção da superfície ocular. Avaliar a presença de olho seco, faz toda a diferença para adequar a programação cirúrgica e assim proporcionar um tratamento personalizado e com qualidade.

A blefaroplastia pode ser associada a outros procedimentos estéticos quando necessário, como laser de CO2, toxina botulínica, peeling químico, preenchimento, entre outros.

Não há idade ideal para realizar a cirurgia, pois depende das características individuais. Na dúvida, faça uma avaliação com o cirurgião plástico ocular, que dará orientações e indicará se é o momento adequado.

 

Por Frayda E N Ribeiro
CRM-SC 23973