Artigos

Conteúdo relevante de nossos especialistas para os nossos paciêntes.

Clínica Dr. Seiko Especialidades

A Importância da Prevenção no Glaucoma

Glaucoma é uma doença degenerativa do nervo óptico, que afeta o campo de visão e pode levar à cegueira definitiva. É a principal causa de cegueira irreversível e, geralmente, é uma doença silenciosa. Quando o paciente percebe algum sinal de perda visual, a doença se encontra em estágios mais avançados.

No mundo, o Glaucoma atinge 67 milhões de pessoas, das quais 10% são cegas. No Brasil, estima-se que a prevalência da doença é de 2% – 3% na população acima dos 40 anos de idade.

O Glaucoma pode ser classificado como: glaucoma primário de ângulo aberto, glaucoma primário de ângulo fechado, glaucoma de pressão normal, glaucoma congênito e glaucoma secundário.

O diagnóstico é realizado através de exames, durante a consulta oftalmológica e confirmado através de exames complementares.

Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor o resultado do tratamento.

Atualmente, o tratamento é feito com colírios, porém alguns casos necessitam de tratamento cirúrgico. A escolha do colírio é baseada nos fatores de risco, efeitos colaterais, na classificação da doença e feita de forma específica para cada paciente. É um tratamento contínuo e muito importante.

A busca pelo tratamento ideal ainda é um desafio, pois o desenvolvimento do glaucoma é muito complexo e variado entre os indivíduos. Muitas pesquisas estão sendo realizadas na tentativa de melhorar os resultados e diminuir complicações da doença.

Por isso, é tão importante o exame preventivo. Consulte seu oftalmologista regularmente!

Por Frayda E. N. Ribeiro
CRM-SC 23973