Artigos

Conteúdo relevante de nossos especialistas para os nossos paciêntes.

Homem com dor de cabeça
Clínica Dr. Seiko Doenças Oculares

Dor de cabeça constante? Isso pode ser visão!

Confira os fatores que desencadeiam esta condição e o momento de se consultar com o especialista

Você sente dor de cabeça constantemente? Fique atento, pois pode ser um problema de visão!

A dor de cabeça pode indicar um sinal de mudança nos seus olhos, o que significa que é o momento de marcar um exame de vista. Não ignore nem minimize este alerta do seu corpo. 

A Clínica de Olhos Dr. Seiko traz, no post de hoje, a relação entre as dores de cabeça e a sua visão. Acompanhe! 

A relação dor de cabeça – visão 

As cefaleias são comuns na vida do ser humano e, dependendo da causa, podem desencadear uma dor aguda, surda ou latejante, em qualquer parte da sua cabeça. Todavia, o cansaço visual pode ser um fator desencadeante desta condição. 

A execução de uma tarefa no computador, por exemplo, ou focar em uma luz muito brilhante ou fraca em excesso leva os olhos a uma fadiga ocular. Esta fadiga também pode se associar a sintomas como olhos doloridos, lacrimejantes ou secos, visão dupla ou embaçada temporária, sensibilidade à luz, dificuldade de concentração, dores nas costas, ombros ou pescoço e dificuldade em manter os olhos abertos. 

Como identificar uma dor de cabeça por fadiga ocular? 

Os tipos mais comuns de dores de cabeça são a enxaqueca, em salvas e a cefaleia tensional, e elas podem ser relacionadas ao cansaço visual nas seguintes condições: 

  • Após atividade ocular prolongada – aparecem depois que você se concentra em algo por um longo tempo. Portanto, não se desenvolverão quando você acordar ou se você não estiver lendo, assistindo ou se concentrando em algo por um período de tempo. 
  • Apresenta melhora com repouso – geralmente, uma dor de cabeça de fadiga ocular diminui quando você descansa os olhos. 
  • Não causa desconforto digestivo – diferente de outros tipos de dores de cabeça, as dores de cabeça por cansaço visual raramente estão associadas a vômitos ou náuseas. 
  • Dor atrás dos olhos – geralmente está localizada atrás ou ao redor dos olhos. A área pode ficar dolorida ou cansada. 

O que pode causar as dores de cabeça? 

Os músculos ao redor dos olhos precisam trabalhar com mais intensidade quando se olha para objetos ou telas de perto. Dessa forma, estes músculos ficam doloridos e cansados, e precisam de descanso. 

Semicerrar os olhos por um longo período de tempo pode desencadear espasmos nos músculos faciais e ao redor dos olhos, causando assim dores de cabeça. 

Ações que demandam foco excessivo, como trabalhar diante de uma tela digital, dirigir a uma longa distância e ler um livro, por exemplo, causam dores de cabeça com mais frequência no paciente. Além disso, problemas de visão também são gatilhos para a enxaqueca. Por isso, o acompanhamento do oftalmologista é importante, para que haja um rastreio correto das condições que causam estas dores. 

O que pode ser feito para evitar a enxaqueca? 

É possível reduzir as chances de contrair as dores de cabeça seguindo alguns passos simples, mas que podem fazer a diferença se executados com frequência. Confira: 

  • Pisque com frequência – olhos secos podem piorar os sintomas de fadiga ocular. Piscar com frequência ajudará a umedecer os olhos. 
  • Evite usar telas digitais no escuro – seus olhos precisarão trabalhar muito para focar no escuro. A luz da tela deve ser semelhante à luz ambiente para facilitar a visão. 
  • Ajuste a posição da sua tela – posicione a tela um pouco abaixo do nível dos olhos para evitar forçar para cima. No entanto, tente não posicionar a tela muito abaixo do nível dos olhos, pois isso pode tensionar os músculos do pescoço.
  • Atenção com as lentes de contato – o uso prolongado pode causar irritação e cansaço nos olhos. Fique atento a este detalhe. 

Caso suas dores de cabeça persistam, procure o oftalmologista. Assim, você terá o suporte de um especialista e, também, toda orientação para tratar e evitar a enxaqueca. 

Estamos à disposição para te ajudar! Agende sua consulta e conheça o nosso trabalho! Sua saúde ocular estará em boas mãos com a equipe médica da Clínica de Olhos Dr. Seiko.