Artigos

Conteúdo relevante de nossos especialistas para os nossos paciêntes.

Pessoa segurando óculos
Clínica Dr. Seiko Dicas, Doenças Oculares

Cuidados com os olhos: 7 sinais de que você está precisando usar óculos

Saiba quando é o momento de procurar o especialista para usar óculos ou tratar sintomas na vista corretamente

Tem notado uma mudança na sua visão ultimamente? Fique atento, pois isso pode indicar que você precisa de óculos, ou algum problema de visão que precisará ser investigado pelo especialista.

Confira no post de hoje os 7 sinais mais comuns que indicam a necessidade de usar óculos. Acompanhe!

Qual a importância de notar estes sinais?

Um estudo publicado no Ophthalmology Journal, metade da população mundial terá algum problema de visão até 2050. Por isso, a necessidade de estar atento a qualquer alteração na sua vista.

Os casos de problema de visão estão cada vez mais comuns, especialmente fadiga visual e miopia. A rotina de trabalho intensa, as horas gastas em frente ao computador e celular e sono desregulado, por exemplo, são agentes causadores de alterações visuais, sendo necessário uma consulta com o oftalmologista e, em alguns casos, o uso de óculos.

Quais são os sinais mais comuns que indicam uso de óculos?

Sua visão muda com o tempo, conforme você envelhece. Nem toda mudança na visão é anormal. Algumas pessoas que precisam de óculos não apresentam sintomas, enquanto outras apresentam sintomas muito claros.

Os sintomas de necessidade de óculos podem variar de acordo com o tipo de problema ocular que você está tendo. Assim, para auxiliar neste rastreio, listamos 7 sinais mais comuns que podem indicar que precisa utilizar óculos. Veja:

1 – Dificuldade de leitura por muito tempo

A vista pode apresentar um cansaço após um dia de trabalho em frente ao computador, por exemplo. Dessa forma, fazer intervalos para descansar a vista é essencial. Caso este cansaço e dificuldades de enxergar persistam, procure o oftalmologista.

2 – Sensibilidade elevada à luz

A fotofobia é a sensibilidade à luz e pode ocorrer quando somos expostos a uma mudança brusca de luminosidade. Em ambientes claros, esta sensibilidade pode indicar problemas de visão.

3 – Olhar os objetos de perto

A miopia é caracterizada pela dificuldade em ver objetos à longa distância. Assim, caso tenha sempre a necessidade de se aproximar de algo para ter uma visão mais clara, procure o médico.

4 – Visão dupla

Esta condição ocorre quando já um desequilíbrio no envio e processamento das imagens, dando a impressão de avistar em dobro ou com sombras. A visão dupla pode alertar problemas relacionados aos nervos ou músculos dos olhos ou outras condições, como a catarata ou uma distorção visual.

5 – Distanciar os objetos para enxergá-los

Diferente da miopia, a necessidade de colocar os objetos mais longe caracteriza a presbiopia. Esta condição é comum após os 40 anos, e faz com que tenha que manter os objetos a uma distância de 30cm, geralmente. É possível corrigir com uma consulta ao oftalmologista.

6 – Pressão nos olhos

Caso perceba uma sensação de pressão no globo ocular, procure o oftalmologista urgente, pois pode indicar um glaucoma. Este profissional irá orientá-lo no combate a esta condição. Do contrário, pode causar danos graves à sua visão.

7 – Visão embaçada

Não enxergar com nitidez é o principal sintoma do astigmatismo. Dessa forma, só é possível captar borrões, tanto de perto quanto de longe.

Como faço para tratar estas condições?

Assim que perceber um ou mais sinais destacados, procure o oftalmologista. Ele é o especialista responsável pela sua visão e, também, o mais capacitado para orientar o melhor tratamento para sua vista e, possivelmente, indicar o uso de óculos.

Conte com os profissionais da Clínica de Olhos Dr. Seiko! Entre em contato, agende sua consulta e receba o melhor atendimento oftalmológico.