Artigos

Conteúdo relevante de nossos especialistas para os nossos paciêntes.

Clínica Dr. Seiko Dicas, Doenças Oculares

Catarata tem cura?

A catarata é uma doença ocular que afeta o cristalino do olho, permitindo focar os objetos. A catarata pode ocorrer em um ou ambos os olhos, mas não se espalha de um olho para o outro. A principal causa da catarata é o envelhecimento natural do cristalino, mas também pode ser causada por outros fatores.

A boa notícia é que a catarata tem cura. Para saber mais, confira o artigo completo.

Você tem catarata?

A doença é o embaçamento do cristalino do olho, afetando a visão. A catarata pode ocorrer em um ou ambos os olhos, mas não se espalha de um olho para o outro. A catarata, geralmente, é consequência do envelhecimento e, muitas vezes, atingem as pessoas idosas. Se não tratada, a catarata causa perda progressiva da visão e pode afetar suas atividades diárias, como ler, usar o computador e dirigir.

Uma vez diagnosticada, é possível curar a catarata?

Confira no nosso novo artigo de hoje.

Como a catarata afeta a minha visão?

A catarata cria uma área turva no cristalino. Essa área turva pode ficar maior com o tempo e causar sérios problemas de visão. A lente ajuda a focalizar a luz na retina, o tecido sensível à luz na parte posterior do olho. Em um olho normal, a luz passa por uma lente transparente para a retina, que a transforma em sinais nervosos que são transmitidos ao cérebro. A lente deve estar clara para que a retina receba uma imagem nítida.

Se o cristalino estiver turvo por causa de uma catarata, a imagem que o cérebro recebe ficará embaçada. A catarata relacionada à idade também pode causar descoloração do cristalino. Com o tempo, o cristalino muda lentamente para uma cor amarelada ou acastanhada, que tinge a visão. Essa mudança gradual na tonalidade não torna a visão embaçada.

Quais são os tipos de catarata?

Embora a maioria das cataratas esteja relacionada ao envelhecimento, existem outros tipos de catarata, que incluem:

Catarata traumática – são cataratas que se desenvolvem após um ferimento no olho. Em alguns casos, a catarata pode não se desenvolver até anos após a lesão;

Catarata congênita – catarata que se desenvolve na infância ou com a qual alguns bebês nascem. Frequentemente, esse tipo de catarata afeta os dois olhos. Em alguns casos, essas cataratas são tão pequenas que não afetam a visão. Se afetarem a visão, um oftalmologista removerá as lentes dos olhos;

Catarata por radiação – são cataratas que podem se desenvolver após a exposição a alguns tipos de radiação.

Depois do diagnóstico

Afinal, a catarata tem cura?

Sim, a catarata tem cura. O procedimento indicado é cirurgia que substitui o cristalino opacificado por uma lente intraocular artificial. É bem simples, rápido e indolor. Depois do procedimento, não há a possibilidade de a doença voltar. Embora, nenhuma cirurgia seja totalmente isenta de complicações, os casos de intercorrências que afetam a visão são mínimos.

Cuide da sua saúde!

A catarata é uma doença progressiva. Embora a cirurgia seja muito efetiva na cura, é preciso que seja realizada em tempo hábil.

Se você tem percebido alterações na sua visão, não hesite em buscar suporte profissional. Zele pela saúde dos seus olhos e tenha mais qualidade de vida.

Clínica dos Olhos Seiko

A Clínica dos Olhos Seiko é referência em oftalmologia, comprometida em proporcionar uma visão clara e saudável para seus pacientes. Com uma equipe de profissionais altamente qualificados e equipamentos de última geração, oferecemos um atendimento personalizado e de excelência em diversas áreas, como cirurgias refrativas, tratamento de catarata, glaucoma e outras patologias oculares. Agende sua consulta hoje mesmo e enxergue o mundo com clareza e precisão !