Artigos

Conteúdo relevante de nossos especialistas para os nossos paciêntes.

Homem com a vista cansada
Clínica Dr. Seiko Dicas, Doenças Oculares

Vista cansada: sintomas, como aliviar e evitar este problema

Seus olhos também precisam de um refresco durante o dia. Saiba como prevenir esta condição

A vista cansada é, antes de mais nada, uma condição comum que surge quando seus olhos se cansam do uso intenso. Dessa forma, saber quando é a hora de parar passa a ser importante para, assim, evitar esse problema.

Portanto, leia o artigo e saiba o que é a vista cansada, como identificar e cuidar para que essa condição não ocorra.

O que é a vista cansada?

Primeiramente, a vista cansada, ou fadiga ocular, é caracterizada pelo cansaço dos seus olhos após um dia de uso intenso, como olhar a tela de um computador ou dirigir por muito tempo, por exemplo.

Portanto, esse problema desaparece quando você descansa os olhos ou realiza ações para reduzir o desconforto ocular. Em alguns casos, os sinais e sintomas de fadiga ocular podem indicar uma condição ocular subjacente que precisa de tratamento.

Quais são os sinais da vista cansada?

Antes de mais nada, saber como o corpo manifesta a vista cansada é fundamental para realizar ações de alívio dessa condição. Portanto, os sinais e sintomas da vista cansada são:

  • Olhos doloridos, cansados, queimando ou com coceira;
  • Olhos lacrimejantes ou secos;
  • Visão turva;
  • Dor de cabeça;
  • Maior sensibilidade à luz;
  • Dificuldade de concentração;
  • Sensação de não consegue manter os olhos abertos.

Além disso, as causas da fadiga ocular podem ocorrer depois de focar em uma tarefa específica por um longo período de tempo. Assim, uma das causas principais da fadiga ocular é o uso diário de telas digitais por várias horas.

Todavia, outras condições que podem servir de gatilho para a vista cansada são ambientes mal iluminados, estresse ou cansaço, problemas de visão ou problemas nos olhos, como olhos secos.

Como posso evitar a vista cansada?

Primeiramente, ter bons hábitos é um passo inicial para combater a fadiga ocular. Para isso, a Clínica de Olhos Dr. Seiko trouxe algumas dicas que podem auxiliar nesse processo de melhora.

1 – Desvie o olhar com frequência

A fadiga ocular ocorre, a princípio, quando você se engaja em uma única atividade por um período de tempo muito longo sem uma pausa. Você deve mudar seu foco para algo diferente da atividade a cada 20 minutos. O que você foca deve estar a 6 metros de distância, e você deve olhar por pelo menos 20 segundos. Isso é conhecido como regra 20-20-20.

2 – Posicione sua tela corretamente

Certifique-se de que está olhando para o seu dispositivo digital na distância correta e na posição correta. Nesse sentido, a tela deve estar a poucos metros de seus olhos ou com o braço estendido. Você deve ver a tela na altura dos olhos ou ligeiramente abaixo deles. Isso também se aplica a dispositivos digitais portáteis: eles devem ser lidos abaixo do nível dos olhos.

3 – Utilize colírios

O foco intenso, especialmente ao visualizar uma tela, pode resultar em uma redução dramática na quantidade de vezes que você pisca por minuto. Quando você pisca menos, seus olhos podem ficar secos e irritados. Você pode resolver isso com o uso de colírios lubrificantes que devem ser indicados pelo seu médico oftalmologista. Além disso, pode tentar piscar com mais frequência ao usar uma tela, o que pode impedir a ocorrência do sintoma.

4 – Reduza o tempo gasto em uma única atividade

Uma maneira simples de evitar cansaço visual é limitar o tempo que você fica exposto a uma única atividade que requer foco intenso. Portanto, tente gastar menos tempo em dispositivos digitais.

Focar muito tempo em uma tarefa pode ser prejudicial aos seus olhos a longo prazo. Dessa forma, pode causar problemas com sua retina, catarata, degeneração macular e distúrbios do sono.

Manter a saúde dos olhos é, em suma, a chave para reduzir problemas de visão mais sérios no futuro. Você deve consultar seu oftalmologista de confiança com frequência para que seus olhos sejam examinados, especialmente se sentir fadiga ocular frequente ou prolongada.

Conte com a Clínica de Olhos Dr. Seiko e sua equipe médica de Oftalmologia. Entre em contato pelos nossos canais de atendimento, conheça os profissionais e agende sua consulta!