Artigos

Conteúdo relevante de nossos especialistas para os nossos paciêntes.

Homem com problemas oculares
Clínica Dr. Seiko Doenças Oculares

Problemas oculares comuns em idosos: quais são e como prevenir?

Mesmo na terceira idade, é fundamental ficar atento aos sinais e cuidar dos seus olhos sempre que possível

Antes de mais nada, dar uma atenção aos nossos olhos precisa ser um ato contínuo na vida. Assim, mantemos a vista saudável, não ficamos dependente de ninguém na terceira idade e evitamos possíveis problemas oculares. 

Portanto, acompanhe o artigo de hoje e fique por dentro das principais condições que podem afetar os olhos dos idosos. 

Qual a importância de evitar problemas oculares? 

O envelhecimento é um processo lento e natural que se inicia no início da idade adulta. Muitas funções do corpo diminuem gradualmente devido ao envelhecimento. O envelhecimento pode levar a várias mudanças nos olhos e na visão. 

Em suma, condições que afetem a visão dos idosos fazem parte do envelhecimento. E estes problemas variam desde algo “rotineiro” a situações que podem levar a perda permanente da visão. Assim, é extremamente importante detectar precocemente, a partir de exames oftalmológicos de rotina. 

Por que os idosos são mais sensíveis aos problemas oculares? 

As mudanças que acontecem na velhice são: 

  • Torna-se mais difícil focar em qualquer objeto por um longo tempo; 
  • É difícil enxergar com pouca luz; 
  • A lente fica amarela ou marrom e a visão fica turva; 
  • Os olhos ficam secos devido à menor produção de lágrimas; 
  • O número de células nervosas diminui. 

O processo de envelhecimento também pode afetar a produção de lágrimas. Há uma diminuição na produção de lágrimas que é importante para fornecer umidade suficiente aos olhos. A insuficiência na quantidade de líquido pode causar olhos secos. 

Afinal, quais são as condições que podem afetar os idosos? 

O aumento da idade interfere em várias funções do corpo. Pode causar vários problemas oculares. Estes são presbiopia, olhos secos, catarata, glaucoma, conjuntivite, problemas de pálpebra e distúrbios da retina. Os distúrbios da retina incluem degeneração macular relacionada à idade, retinopatia diabética e descolamento de retina. 

Presbiopia 

Na meia-idade, o cristalino dos olhos se torna menos flexível. A espessura das lentes diminui e a capacidade de focalizar um objeto próximo também é prejudicada. É conhecido como presbiopia. 

A condição também pode causar cansaço visual ou dores de cabeça, especialmente durante a leitura. Ela costuma ser tratada com óculos de leitura ou lentes bifocais. 

Olhos secos 

Pessoas com 40 anos ou mais têm maior probabilidade de apresentar redução na produção de lágrimas. Isso aumenta o risco de olho seco, que é comumente diagnosticado em pessoas com mais de 65 anos. O olho seco pode causar ardência ou sensação de queimação. Também pode causar uma sensação de areia, especialmente ao abrir e fechar os olhos. 

O olho seco costuma ser tratado com colírios de venda livre. No entanto, se você tiver sintomas mais graves, é melhor consultar um oftalmologista para o tratamento com prescrição. 

Catarata 

O olho humano tem uma lente para focar no objeto, que é feita de proteínas. As moléculas de proteína do cristalino formam aglomerados e causam visão turva, conhecida como catarata. Assim, a catarata se desenvolve principalmente em idosos. 

A visão pode ser corrigida em pessoas com catarata usando óculos ou lentes de contato. No entanto, se a condição interferir em sua vida cotidiana, a cirurgia pode ser recomendada. 

Glaucoma 

O glaucoma ocorre quando a pressão do fluido dentro dos olhos aumenta. Isso pode danificar o nervo óptico. A perda de visão é um processo lento no glaucoma. O uso de colírios para tratar o glaucoma é eficaz, mas às vezes a cirurgia ocular se torna necessária. 

Distúrbios da retina 

Os distúrbios da retina se tornaram a causa da maioria dos casos de cegueira atualmente. A retina é o revestimento posterior dos olhos, contendo muitas células responsáveis pela visualização das imagens. As células também têm a função de transmitir imagens ao cérebro. Nos distúrbios da retina, há interferência no funcionamento das células, afetando a transferência de impulsos visuais para o cérebro. 

Degeneração macular relacionada à idade 

A mácula é uma região central da retina com muitas células sensíveis à luz. A função da mácula é o reconhecimento facial e a leitura. Pode causar perda de visão, mas não é responsável pela cegueira total. 

Retinopatia diabética 

É uma complicação que ocorre devido ao diabetes em que o suprimento de oxigênio para a retina fica prejudicado. Isso resulta em muitos problemas de visão. O tratamento a laser é geralmente o tratamento preferido para prevenir a perda de visão. 

Conjuntivite 

A inflamação da cobertura transparente do globo ocular é conhecida como conjuntivite. O olho parece rosa nesta condição. O médico pode prescrever antibióticos ou antialérgicos para controlar os sintomas da doença. 

Como prevenir estes problemas? 

Os idosos podem prevenir ou retardar a ocorrência ou retardar os problemas oculares relacionados à idade através das seguintes medidas: 

  • Realizando exame ocular de rotina por um médico;
  • O tratamento de muitos problemas oculares é possível se forem detectados precocemente. É necessário visitar o oftalmologista e testar a visão para glaucoma ou catarata em intervalos regulares;
  • Pessoas com histórico familiar de doenças oculares e diabetes precisam fazer o exame com dilatação da pupila pelo menos uma vez por ano para evitar complicações oculares;
  • Se você tiver uma perda repentina de visão, visão turva, vermelhidão, inchaço, lágrimas nos olhos e dor, consulte um oftalmologista o mais cedo possível. 

Conte com a Clínica de Olhos Dr. Seiko! 

As doenças oculares podem ocorrer em qualquer idade. No entanto, os idosos correm maior risco de desenvolver várias doenças oculares. É devido ao envelhecimento com redução do funcionamento de vários tecidos dentro do olho. No entanto, é simples manter uma boa saúde ocular por meio de um exame oftalmológico regular e manter seu corpo saudável. 

Tenha todo suporte oftalmológico necessário para manter sua saúde ocular em alto nível. Entre em contato com a Clínica de Olhos Dr. Seiko, agende sua avaliação e realize todos os exames fundamentais para o combate de problemas oculares.